sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Polícia encontra acampamento de bandidos no Dona Marta

MARCELO NEGREIROS

Operação no Morro Dona Marta deixa um morto

Policiais do 2° BPM (Botafogo) realizaram uma operação no início da manhã de ontem no Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Houve intensa troca de tiros na chegada dos PMs. Ninguém foi preso, um bandido morreu e armas e drogas foram apreendidas.
Com cerca de 20 agentes, o objetivo da operação realizada pelo Serviço Reservado da Polícia Militar, era descobrir um acampamento no alto da favela, onde traficantes de outras comunidades, como o Complexo do Alemão, na Penha, Zona Norte, estariam escondidos. A polícia recebeu uma denúncia que havia este acampamento dentro da mata e que estes traficantes estariam se refugiando na favela, e também no Santo Amaro, no Catete, devido às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Além do acampamento, os policiais buscaram pelo corpo do traficante Merenda. Alexandre da Silva Inocente, era o principal chefe da venda de drogas no Dona Marta, mas foi morto há duas semanas com mais de 30 tiros de fuzil por traficantes do Complexo do Alemão e enterrado no matagal. De acordo com a polícia, houve um golpe de estado dentro do Comando Vermelho (CV), onde o traficante Claudinho da Mangueira assumiu o tráfico do Dona Marta, como principal chefe. Ele teve o traficante Da Lua, da Vila Cruzeiro como seu principal aliado. Segundo investigações, a invasão dos traficantes culminou na morte do merenda.
No alto da favela, policiais encontraram Valmir Costa de Souza, que acabou sendo morto. Ele seria o guardião do suporto acampamento e também um dos que controlavam o tráfico de drogas na comunidade. Com ele foi encontrada uma arma anti-áerea, cinco kilos de maconha, grande quantidade de crack, uma pistola Lhama 45 e uma granada. O rifler Brownie calibre 30 foi adquirido pelo tráfico, na intenção de perfurar o blindado da polícia, mas segundo a polícia, isso não seria possível.

Acusado de ataquesO traficante Merenda vinha sendo procurado pela polícia desde 28 de dezembro de 2006, quando liderou, na Zona Sul, os ataques que aterrorizaram o Rio e deixaram 20 mortos. Merenda usou uma Pajero, recuperada pela PM no morro dos Tabajaras. Com ele, estava seu braço-direito, Francisco Rafael Dias da Silva, o Mexicano. A dupla também é acusada de participar da tentativa de assalto que resultou na morte da missionária Vitória Lúcia Marques Kurrik, 55 anos, em Botafogo, dia 2 de dezembro.

Nenhum comentário: