domingo, 10 de fevereiro de 2008

A folia estampa a Zona Sul

MARCELO NEGREIROS
(26/01/2008)

A preparação para o carnaval 2008 já está esquentando a cidade. Ontem, diversos blocos agitaram as ruas da Zona Sul e Santa Tereza. Completando 23 anos de existência, o bloco Simpatia é quase amor, atraiu cerca de 40 mil pessoas, entre cariocas e turistas, que dançaram e cantaram as marchinhas de carnaval no ponto nobre da Zona Sul.
O Simpatia fez seu segundo desfile na orla de Ipanema. O percurso saiu da Praça General Osório e seguiu pela Rua Teixeira de Melo em direção a Avenida Vieira Souto. O bloco seguiu até a Rua Henrique Dumont, onde houve a dispersão. As cores da banda, amarelo e lilás estamparam os foliões que não pararam nem para dar entrevistas.
O trânsito ficou bastante complicado pela região, mas equipes da Guarda Municipal orientaram os motoristas. As ruas Teixeira de Melo entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes, a Avenida Delfim Moreira e Vieira Souto, pista junto à praia, ficaram interditadas. Houve inversão de mão na Rua Gomes Carneiro, no trecho compreendido entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais.

Segundo a polícia, não houve incidentes. Estiveram no suporte, 90 homens do 23º BPM (Leblon), com ajuda do Batalhão de Choque, Companhia de Cães e Motociclistas da Polícia Militar, totalizando 150 homens, na segurança dos foliões.

Guarda Municipal monta esquema especial para desfiles de blocos
A Guarda Municipal do Rio mobilizará neste fim de semana, um total de 125 guardas – 80 no patrulhamento e 45 no controle do trânsito – para os desfiles de 25 blocos na Zona Sul. O esquema foi elaborado com base na expectativa de público para cada evento. Do efetivo total, 30 guardas (14 de trânsito) atuou ontem no desfile do Simpatia é Quase Amor amanhã, em Ipanema. Hoje, outros 30 (14 de trânsito) acompanharão o do Suvaco do Cristo, no Jardim Botânico.
Mais 65 guardas (17 de trânsito) estarão distribuídos em equipes (com três, cinco e dez guardas) patrulhando 23 blocos que sairão simultaneamente em Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, Laranjeiras e Catete. Haverá ainda dois microônibus de prontidão no Corte do Cantagalo e no Parque dos Patins, na Lagoa, para serem deslocados em apoio às equipes.

Nenhum comentário: