quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Campanha contra o câncer de pele

(MARCELO NEGREIROS)


(24/11/2007)


Com a proximidade do verão, começa a preocupação com a pele, e ontem foi realizada a IX Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que é realizada uma vez ao ano, sempre antes do verão, com o objetivo de orientar as pessoas sobre como se proteger do sol nesta época do ano em que a incidência dos raios solares é maior. Quem esteve presente na Campanha, e assim desejou, teve a pele examinada, com o objetivo de diagnosticar sinais precoces de câncer de pele, e caso seja detectada alguma lesão suspeita, o paciente recebeu tratamento no próprio local de atendimento ou encaminhado para o posto médico mais próximo.
Só aqui no Rio de Janeiro, cerca de 3200 dermatologistas prestaram atendimento gratuito à população, no horário de 9h às 15h em mais de 20 postos de atendimento. No Hospital Universitário Gafreé e Guinle, localizado na Tijuca, médicos orientaram as pessoas que participaram da campanha, como o caso de Aluísio Cortes, de 65 anos, morador de Laranjeiras, que estava realizando a dermatoscopia, uma microscopia superficial que pode detectar a doença. É a segunda vez que ele participa desta campanha, onde na primeira não foi detectado nada, apenas algumas lesões benignas, e ontem voltou ao hospital apenas para uma avaliação com o Dermatologista, Dr. Marcelo Caldeira, que enfatiza o objetivo da campanha, sobre a divulgação e o alerta do câncer de pele. “Como muitas pessoas não podem pagar um tratamento, estou aproveitando a campanha para verificar a minha pele”, disse o paciente.
Para o Dr. Paulo Roberto Issa, 54 anos, Dermatologista, professor e coordenador da campanha, relata que o resultado tem sido bom, pois alertou as pessoas sobre o risco e os perigos do câncer de pele. “O objetivo da campanha é alertar a população e os riscos da doença, alertando também as crianças para o futuro”, ressalta o médico. A proteção deve ser feita sempre e em horários adequados, já que o horário do sol é predominante. Pessoas idosas devem tomar sol de 15 a 20 minutos semanal e de preferência antes das 10h. Saber usar o protetor também é fundamental, sempre meia hora antes de ir para a praia e a cada mergulho, colocar novamente. A neve e o frio também refletem 85% de raio solar, segundo o Dr. Paulo Roberto, ou seja, o uso do protetor solar também deve ser usado nestas ocasiões.
A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SDB), e disponibilizou um serviço de informação gratuito, que funciona da seguinte forma: os interessados ligam para 0800 721 2200, digitam o CEP de sua localidade e uma gravação indicará o posto de atendimento mais próximo de sua casa, até para facilitar o acesso aos postos.
Saiba mais sobre o câncer de pele
O que é
Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas cédulas se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, teremos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares, espinocelulares e melanomas. Dos tumores existentes, o câncer da pele é o mais freqüente. Muitos deles poderiam ser evitados se medidas de prevenção fossem aplicadas em tempo apropriado, permitindo assim a cura.
O que causa
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele. Ela se concentra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. A exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco de desenvolvimento do câncer como também para o envelhecimento precoce da pele. É importante lembrar que o efeito da radiação é cumulativo, ou seja, mesmo depois de parar de tomar sol, as alterações da pele podem se manifestar anos depois.
Como reconhecer os sinais precoces
Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida. Uma “pinta” preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho. Uma “mancha” ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Quem tem chances de desenvolver
Qualquer indivíduo pode ter acometido pelo câncer da pele, principalmente os que apresentam pele, olhos e cabelos claros, que sempre se queimam e nunca se bronzeiam, também ruivos e portadores de “sardas”. Os indivíduos que se expõem ao sol por tempo prolongado e os que possuem história familiar de tumor de pele. O efeito acumulado do sol durante toda a vida favorece a presença do câncer no idoso.
Regras do sol para as crianças
Não use filtro solar em bebês até seis meses de idade. Mantenha-os fora do sol. Assegure-se de que há sombra total nos carrinhos e na cadeirinha do carro. Quando sair à rua, use sempre sombrinhas para o sol. Alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol. Quando o pediatra prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado.
Como prevenir
Examinando sua pele regularmente e reconhecendo os sinais precoces de tumor. Protegendo-se dos raios solares através do uso de bonés, roupas e filtros solares adequados. As cuidados com a exposição solar devem ser adotados a qualquer hora, pois a radiação UVA (responsável pelo envelhecimento e melanoma) atinge a terra durante todo o dia. Já a radiação UVB (responsável pelos carcinomas e envelhecimento) incide das 10 às 15h.


DICAS PARA UMA PROTEÇÃO EFICIENTE DA PELE



  • A qualquer hora do dia é preciso proteger a pele da exposição ao sol. Até mesmo os raios da manhã ou do final da tarde podem envelhecer e causar câncer da pele.

  • Para a síntese de vitamina D no organismo, bastam apenas 10 minutos de sol por semana. Mesmo assim é preciso usar protetor solar.

  • Use sempre boné (ou chapéu) e camiseta quando houver exposição ao sol.

  • Escolha um filtro solar com proteção contra os raios UVA e UVB.

  • O couro cabeludo, os lábios, as orelhas, as mãos e os pés também precisam da proteção. Os locais mais expostos ao sol são os mais pré-dispostos ao desenvolvimento do câncer da pele.

  • Reaplique o filtro solar a cada duas horas. Se houver transpiração excessiva ou imersão prolongada na água, reaplique antes.

  • Os raios ultravioletas podem refletir em qualquer superfície, como areia, água e concreto. Por isso, as recomendações também devem ser seguidas em dias nublados.

Nenhum comentário: