sábado, 9 de fevereiro de 2008

Operação na Zona Oeste para coibir irregularidades

MARCELO NEGREIROS

(22/12/2007)


Uma mega operação da Policia Civil realizada ontem pela manhã em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, para reprimir irregularidades na região. Mais de 400 policiais de diversas especializadas participaram da ação, com o objetivo de prender os chefes da milícia que agem na comunidade da Carobinha, o vereador Geromino e seu irmão, o deputado estadual Natalino. Segundo a polícia, eles controlam a máfia das Kombis e Vans.
Foram apreendidas 80 Kombis e Vans irregulares. Dez pessoas foram presas no total, quatro por porte ilegal de arma e dois por munição, um por receptação de moto roubado e outro por carro, um por furto de energia e outro por exploração de rinha – local destinado à briga de galo.
Na entrada da comunidade, um Chevette azul de placa LKO-1268, foi parada pelos policiais. Dentro do carro, eles encontraram diversos receptores de TV a cabo e cartões de clientes. Policiais seguiram para a Rua Reverendo José Drummond, onde foi estourada a central de distribuição de sinais de TV a cabo. Na casa, os agentes encontraram conversores de diferentes operadoras de tv por assinatura.
A central funcionava na casa do Presidente da Associação dos Moradores da comunidade do Voranti, Roni Salvino Batista, de 40 anos. Ele não estava no local, nem foi localizado através do celular. Sua esposa, Sônia Maria Braga dos Santos, de 52 anos foi presa em flagrante, sendo levada para a Central de Flagrantes, em São Cristóvão.
Logo depois foi uma lan house na Estrada da Carobinha, onde três homens foram presos por furto de energia. No local, policiais apreenderam computadores sem notas fiscais e programas piratas.
Segundo policiais que participaram da operação, diversas motos são roubadas para atuarem como moto táxi na região. Eles não legalizam as motos, colocam pessoas despreparadas para pilotar. Além das motos, vans, furtos de energia e de freqüências de TV a cabo e de internet, os policiais reprimiram a venda de combustível adulterado em postos de gasolina, venda de Cd’s e Dvd’s piratas e de bujões de gás irregulares.
- A operação foi para coibir o que os miliciadores estão fazendo por trás do título de milícia. Ela teria que reverter o errado dentro da favela, como roubo e tráfico de drogas, mas não é isso que está acontecendo. A milícia monta diversos esquemas, tendo um poder de imperador para gerar riquezas. A filosofia da milícia original é expulsar o tráfico de drogas e dominar a comunidade -, descreveu um policial.
O delegado titular do Core (Coordenaria de Recursos Especiais), e Alan Turnovsky, do DPE (Departamento de Polícia Especial) comandaram a operação, que contou com dois helicópteros, 20 fiscais do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários) e 130 viaturas de diversas especializadas.

Nenhum comentário: