domingo, 10 de fevereiro de 2008

PMS realizam nova manifestação na praia de Copacabana

MARCELO NEGREIROS


01/02/2008)




A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, amanheceu com um cenário diferente. 586 cruzes foram fincadas na areia, que simbolizam os policiais mortos em serviços entre os anos de 2004 e 2007. Algumas cruzes estavam cobertas com os bonés usados pelos PMs. A manifestação que começou durante a madrugada, foi realizada pela Associação dos Militares do Estado, e o ato pretende denunciar as péssimas condições de trabalho e dos salários dos policiais militares.
As cruzes foram emprestadas pelo Movimento Rio de Paz, que desde janeiro do ano passado tem realizado manifestações de protesto pela redução dos homicídios no Estado do Rio. Na areia ainda havia uma faixa preta com os dizeres “586 mortos por menos de 30 ‘dinheiros’ dia”.
Durante toda manhã, diversas pessoas que passavam pelo calçadão, observaram a ação e demonstraram solidariedade. Uma policial que preferiu não se identificar, esteve presente bem cedo, colocou uma rosa em uma das cruzes e saiu chorando bastante. A mãe de um major lotado do 23° BPM (Itaperuna), também esteve presente na praia e ficou bastante emocionada em saber o número de policiais mortos.
O coronel Dario Cony dos Santos pediu reserva, que já foi publicada em diário oficial. Ele encerrou a carreira da PM. – Minha saída com 33 anos de polícia, teve uma marca, pois briguei por melhores salários. Estou triste, pois o governo deveria dar mais respeito aos PMs e também por me deixarem sair da corporação. A polícia bem paga, a sociedade terá uma segurança melhor, além de terem policiais satisfeitos e motivados -, disse o coronel.
Por volta das 11h, um grupo de policiais fez mais uma manifestação, porém silenciosa. Com ajuda da população, colocaram rosas em cada uma das cruzes.

Nenhum comentário: