domingo, 24 de fevereiro de 2008

Novas medidas contra a dengue no Rio

(MARCELO NEGREIROS)

22/02/2008

Após a Secretária Municipal de Saúde do Estado do Rio de Janeiro ter admitido na última quinta-feira, um surto de dengue em 15 bairros do estado, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou ontem, o novo balanço da dengue no Brasil, que aponta dados positivos quanto à redução de casos.
De acordo com a avaliação, foram notificados 32.122 casos de dengue nas primeiras cinco semanas de 2008, contra 53.224 registrados no mesmo período do ano passado, o que representa queda de mais de 30%. O estado do Rio de Janeiro registrou aumento em mais de 100% no número de casos no período analisado. No estado ocorreram 8.486 caos nas primeiras cinco semanas de 2008, respondendo por 16% dos casos do país.
O Ministro acompanhado do Governador Sérgio Cabral e do Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Côrtes, divulgou as ações a serem desenvolvidas. Ano passado, foi recomendado um programa de ação contra a dengue, toda a rede assistencial foi capacitada para atender a população, além de um trabalho de comunicação e mobilização. Foi realizada uma pesquisa com a população sobre o caso.
Além disso, no dia 24 de novembro aconteceu o Dia D de combate à dengue, quando todo país foi mobilizado para o trabalho de eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença. O Ministério da Saúde vem veiculando campanhas publicitárias, com objetivo de estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.
O governador assinou o projeto de lei sobre ação fiscalizatória do Estado do Rio de Janeiro, na prevenção e no combate à dengue e outras providências. Ele disse que está sendo realizada uma fiscalização e prevenção em cima da dengue. Cabral enviou para a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de janeiro (Alerj), um projeto para que os agentes de saúde possam entrar nas casas das pessoas. Segundo Sérgio Cabral, as pessoas que não abrirem as portas para os agentes serão multados. Essas pessoas receberão uma notificação.
- Serão medidas duras para que os agentes entrem nas comunidades e realizem seus trabalhos. O papel destes agentes não é fiscalizar, e sim, informar á população, declarou o governador. Os quase 350 mil agentes de saúde foram convocados pelo Ministro Temporão para ajudar no combate à dengue. Eles receberam uma carta do ministro, ressaltando a importância de sua atuação na mobilização da sociedade no combate ao mosquito transmissor da doença.
Além dos agentes, o Corpo de Bombeiros também irão trabalhar na prevenção contra a dengue. Eles entrarão nas comunidades juntos com os agentes para tapar caixas d’água. Eles receberão uma gratificação temporária de R$ 500 pela participação na campanha. De acordo com o ministro, caixas d’água mal vedadas, é um dos principais fatores para a proliferação do mosquito da dengue.
- O Rio de janeiro nos preocupa com a circulação do vírus dois, o que está causando um surto, principalmente na faixa etária até os 14 anos. Por isso estamos tomando estas medidas importantes para evitar a doença, disse o ministro Temporão. Os casos de óbitos por causa da doença já somam 14 em todo Brasil, sendo 10 apenas na cidade do Rio, nove na capital e um em Duque de Caxias. As regiões que mais sofrem com o surto da dengue são, o subúrbio, a Zona Portuária e a Zona Oeste.

Nova parceria no combate contra a dengue

Temporão também esteve pela manhã, em uma rede de fast-food, no Centro do Rio, que em parceria com o Ministério da Saúde (MS), lançou uma campanha de prevenção e combate à dengue. O ministro, representantes da lanchonete e a vice-presidente de Comunicação para a América Latina, Flávia Vigio, estiveram presentes na solenidade.
O ministro comentou sobre os números da doença na cidade, as regiões mais afetadas e sobre as parcerias com o MS. Disse que a dengue é uma doença fácil de combater e que a mobilização é a arma mais poderosa. O ministro ainda acrescentou que é uma doença incapacitante e passa ser um problema social.
- É importante que os empresários se envolvam nessas campanhas e que a ação conjunta seja ampliada, disse o ministro. Para ele, é necessário criar uma rede nacional de saúde para o combate. O ministro falou também sobre a dificuldade dos agentes de saúde entrarem nas comunidades carentes e realizarem seus trabalhos. De acordo com ele, o papel do MS nestas comunidades, é o apoio técnico, com capacitação profissional. As áreas que mais têm índices da doença terão atenção especial.
- A medida é controlar e redobrar a atenção com aqueles que já contraíram a doença. As pessoas estocam água e ajuda na proliferação do mosquito da dengue. Por isso, vamos levar água para esta população, relatou o ministro se referindo ao estudo de um projeto.
Os 553 restaurantes da rede parceira de fast-food do País disponibilizarão materiais de divulgação com dicas de como combater e se proteger do mosquito transmissor. Entre os materiais estão os papéis toalhas que podem ser pintadas pelas crianças e materiais no interior das lanchonetes.- É responsabilidade da instituição, falar de assuntos importantes, e passar esta mensagem para o nosso funcionário, já que é um fato relevante, declarou Flávia Vigio.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado