sábado, 9 de fevereiro de 2008

Dia D contra a dengue

MARCELO NEGREIROS

(24/11/2007)
Agentes de saúde alertam a população afim de evitar uma epidemia de dengue durante o verão.

O Rio está em guerra no combate contra a dengue, e a maioria das ações do Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, se concentrou no Bairro do Méier, com os mais altos índices de infestação do mosquito. No estado do Rio, só este anos foram registrados 57 mil casos de dengue – 20 mil só no município do Rio.
Os agentes de saúde se mobilizam nesta grande campanha de conscientização e ontem foi um dia especial para lembrar de cuidados que devem ser constantes. E no Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, uma vila na Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, Zona Norte do Rio, teve uma visita importante. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acompanhado dos secretários de Saúde do estado Sérgio Cortez e Municipal, Jacob Kligerman.
A casa da dona de casa Maria Fernanda Rodrigues, de 64 anos, foi visitada e constatado tudo perfeito e relatou que onde tem pratinho, coloca areia, falando também com os vizinhos para tomar cuidado, um vigiando o outro, sempre fazendo o correto para não pegar dengue. Disse também que há dez anos atrás, ela e o esposo, pegaram dengue quando moravam em outro bairro, e por ter muitas plantas, tem o maior cuidado.
Com ironia e bom humor, um grupo de teatro Trupe da Saúde alertou sobre a importância da participação de todos na luta contra a dengue. Ontem, além da Tijuca, houve ações de prevenção nos 92 municípios do estado. Na Praça Saens Peña, também na Tijuca, é possível ver o desenvolvimento do mosquito e aprender formas de mantê-lo longe de casa.
Temporão elogiou os resultados obitidos pelo estado no combate à doença, mas caiu pelametade a probalidade de um surto de dengue no próximo verão, e o índice de infestação do mosquito continua alto, muito próximo da faixa de maior risco, segundo o Ministro.
“A dengue é um problema de todos. Só de maneira integrada e articulada nós vamos poder enfrentar essa situação”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltando também que a situação ainda é preocupante.
O objetivo da visita e também da campanha, é alertar a população, apontando erros e acertos para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O papel do estado é assessorar e prestar consultoria aos municípios para implementar as ações necessárias ao controle da dengue. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil acompanha e orienta as prefeituras sobre a preparação das atividades de alerta á população.
“Nós não podemos abaixar a guarda, nós não podemos achar que a situação tem que estar resolvida. Nós temos que continuar fazendo o combate efetivo à proliferação e aos criadouros do mosquito da dengue”, declarou o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.
Nas ações de rotina, os agentes de saúde trabalharam na eliminação de mosquitos, larvas e focos e também no recolhimento utensílios que acumulam água, onde são depositados os ovos do inseto. Ontem, durante a campanha, a comunicação com os cidadãos foi intensificada, com orientação sobre o controle do vetor e a importância da participação de cada um.
Segundo a Secretaria de Saúde, o estado do Rio apresentou melhora quanto ao índice de infestação das casas pelo mosquito da dengue. Mas os cuidados não podem ser esquecidos, já que a situação ainda está longe daquela considerada ideal pelo Ministério da Saúde. “A avaliação que a prefeitura do Rio faz é muito positiva. A população está recebendo as mensagens educativas por parte dos nossos agentes de saúde. Vários setores da prefeitura estão presentes – universidades e faculdades. Isso é muito importante. Várias pessoas atuando contra a dengue melhor. Nós não podemos dar asas ao mosquito. Se nós atuarmos todos os dias, visando a eliminar possíveis criadouros do mosquito, é muito importante. Todo dia é dia de combate à dengue”, disse o representante da Secretaria municipal de Saúde.

Nenhum comentário: