sábado, 9 de fevereiro de 2008

Abandono em Santo Cristo

MARCELO NEGREIROS

(26/12/2007)


Lixo, esgoto a céu aberto, mosquito e muita sujeira. É assim que moradores da Rua Rêgo Barros, no Santo Cristo convivem diariamente. O problema é antigo, desde 2003 quando foi feita a primeira denúncia de abandono, mas nada foi resolvido.
Moradores reclamam que a situação piorou, quando no mês passado a Comlurb foi ao local para fazer algumas limpezas, e obstruiu a passagem de esgoto. Segundo moradores, a companhia de limpeza urbana, juntou o lixo, mas não retirou tudo.
Devido à sujeira, mato e entulhos, vários ratos, baratas e mosquitos estão aparecendo e os moradores estão adoecendo. As mais prejudicadas são as crianças. Na casa da Srª. Maria do Carmo, de 75 anos, os 18 netos e cinco bisnetos convivem com a sujeira. Ela disse que algumas crianças passam mal com o mal cheiro.
Outra moradora que mora de frente ao esgoto é Maria José da Silva, de 62 anos. A dona-de-casa reclama que é impossível ficar em casa devido à quantidade de mosquitos, além do odor que exala do esgoto. A neta de seis anos, Karoline da Silva Souza, já ficou doente, vive se coçando e tem diversas marcas pelo corpo por causa dos mosquitos.
A moradora Normélia Alves Barbosa relata que já foi por duas vezes na Comlurb reclamar, mas não foi atendida. – De 2003 pra cá só piorou, nada foi resolvido. Santo Cristo está virando uma lixeira e a Comlurb não faz a limpeza regularmente -, disse a moradora.
Normélia ainda acrescentou que quando chove, a situação agrava. A rua fica alagada, o esgoto que vem do morro, escorre pela rua e se concentra em frente a sua casa, além de diversos buracos. – O local está abandonado e está infestado de mosquito -, reclamou outra moradora, Maria Clevani Ferreira, de 32 anos.
A entrada de um túnel desativado, que vai para a Vila Olímpica na Gamboa, há uma grande concentração de água parada. Além dos problemas com esgoto e sujeira, os moradores correm o risco de contrair dengue.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Comlurb, no dia 24 de novembro, o órgão fez uma limpeza geral, e foram recolhidos 181 toneladas de resíduos. E que disponibiliza uma varredura diária com 24 garis. O órgão ainda afirma que o desentupimento do esgoto é de responsabilidade da Cedae.

Nenhum comentário: