quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PF detona quadrilha de ladrões

MARCELO NEGREIROS

Bando roubava cargas há três anos na rodovia RJ-104. Dono de supermercado e PM foram presos





Uma quadrilha especializada em roubo de cargas foi desarticulada pela Polícia Federal, durante a Operação Coruja, que começou na madrugada de ontem, realizada em Itaboraí, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana do Rio.
A ação contou com a participação de 160 agentes federais e teve início às 5h. No total, 10 pessoas foram presas - entre elas um PM do 16° BPM (Olaria) -, além da apreensão de carros, motos, um Jet Ski, armas, munições e aparelhos eletroeletrônicos apreendidos.
Após três meses de investigação, o objetivo da operação era cumprir 13 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Itaboraí.
De acordo com a polícia, a quadrilha agia há cerca de três anos, quase sempre na madrugada, e não tinha objetivos específicos. Os criminosos escolhiam aleatoriamente os caminhões que seriam assaltados em postos de gasolina e os abordavam na estrada.
Após o ataque, os motoristas eram mantidos em cárcere privado, sob ameaças, e os bandidos retiravam os rastreadores e a carga dos veículos, além de levarem o mesmo.
A quadrilha escolhia a RJ-104 (Rodovia Amaral Peixoto) e a Niterói- Manilha para praticar os assaltos. Policiais também encontraram mercadorias, sem procedência confirmada através de notas fiscais, dentro de um galpão de um supermercado, que funcionava em Itaboraí.
O proprietário, Alex Brito Malheiros, acusado de receber carga roubada foi preso. Dentre os presos, está o policial militar Lúcio Mauro de Andrade Machado, lotado do 16° BPM (Olaria).
Conhecido como cara de chuchu, ele participava ativamente nos crimes e dava cobertura para a quadrilha. Em associação ao programa de TV, Carga Pesada, os líderes da quadrilha eram conhecidos como Pedro e Bino.
Márcio Teixeira Albuquerque, o Bino, foi preso em Itaboraí, já Marcos André Borges, o Pedro, conseguiu fugir. Foram presos também Carlos Marques Quintanilha, Edson Fontoura;
Peterson Borges da Costa, Mauro Máximo de Figueiredo Lima, Fabiano Vargas Alves, Renan da Silva Borges, Hudinei de Mendonça Marcelo, quem desbloqueava rastreadores instalados nos caminhões.
Entre os foragidos estão Valdeci da Silva Vargas Júnior, José da Silva e Márcio André Borges. Segundo o delegado Victor Hugo Poubel, em três anos, a quadrilha causou um prejuízo de R$ 8 milhões.
— Agora o roubo de carga nesta região vai diminuir — declarou o delegado. Todos os envolvidos irão responder por crimes de formação de quadrilha, roubo e receptação, uma pena em média de dez anos.

Nenhum comentário: