sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Estupradores da baixada são presos

(MARCELO NEGREIROS)

03/12/2007


Três integrantes de uma quadrilha de estupradores, que agia na Baixada Fluminense, foram presos no sábado por policias da 60ª DP (Campos Elísios), em Duque de Caxias. Mauro Iluminato da Silva, de 33 anos, apontado como mentor da quadrilha, Marcelo Pereira de Pinho, de 26 anos, e Saulo Prado de Vasconcelos, 23 anos, conhecido como "gordo", foram apresentados pelas autoridades no início da trde de ontem.
Segundo a polícia, eles abordavam as vítimas em uma van branca, e, usando uma arma de brinquedo, obrigavam as jovens a entrar no veículo, onde roubavam os pertences e praticavam o estupro.
Segundo o inspetor de polícia Jerônimo Reis, a abordagem era sempre a noite e a arma era uma réplica de uma pistola calibre 380. De acordo com ele, Mauro descia da van, se aproximava, abraçava e tapava a boca das vítimas, para que elas não gritassem. A partir daí, elas eram obrigadas a entrar no veículo, que seguia para um lugar ermo, conhecido como Cidade do Menino, no Bairro Pillar, em Caxias.
Lá, o bando roubava e estuprava as mulheres, que, depois, eram abandonadas no Bairro Figueira, próximo a rodovia Washigton Luiz.

Jerônimo, que chefiou as investigações, informou que o primeiro passo da polícia foi mapear todos os carros que tinham as características do veículo utilizado pelos marginais. Assim, as autoridades chegaram até uma empresa, que não teve o nome citado. Lá, os agentes descobriram que um prestador de serviço possuía um carro parecido com o dos marginais. Ele, que já havia sido preso por porte ilegal de arma, foi localizado e preso.

As vítimas foram chamadas para reconhecerem o marginal. Após ser identificado, ele acabou entregando o resto da quadrilha. Mauro foi preso em casa, na Rua São João, Cidade dos Meninos, com o veículo. Logo depois, Marcelo e Saulo foram pegos. Todos moravam na mesma rua.
Foram apreendidos dentro da van, duas facas, uma tesoura, três revistas pornográficas, o celular de uma das vítimas, além de R$ 2.600.
No momento da prisão, Mauro, ainda tentou corromper o inspetor oferencendo R$ 5 mil para que o mesmo dificultasse o reconhecimento perante as vítimas e a liberação do veículo. Com isso, ele ainda foi indiciado pelo crime de corrupção ativa.
Marcelo assumiu a participação no crime, mas negou ter violentado as jovens, dizendo que Mauro foi quem praticou todo ato.

"No dia 22 de novembro, por volta das 20h, estava no ponto de ônibus, quando uma van se aproximou, pedindo uma informação. Rapidamente os criminosos, apontando uma arma, me obrigaram a entrar no veículo. Eles queriam meus pertences e, a todo momento, pensei que fosse morrer. Eu não tinha noção para onde estavam me levando. O Saulo era o mais calmo, me tranqulizando a todo instante. Eu dizia para eles me soltarem, levarem tudo que eu tinha, que estava doente, tinha Aids, sofria do coração, mas, mesmo assim, eles não tiveram pena. Além de ser estuprada duas vezes, levei muito tapa na cara - revelou a jovem J.G.D., de 17 anos.

Nenhum comentário: