domingo, 10 de fevereiro de 2008

Detro realiza a maior operação contra transportes irregulares

MARCELO NEGREIROS

(28/01/2008)

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou ontem a maior operação no município do Rio, contra o transporte clandestino e irregular. Cerca de 300 homens entre fiscais do Detro, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), fiscalizaram vans, kombis, táxis e outros veículos que agem irregularmente, sem autorização do Detro e da Prefeitura.
Considerada a maior operação já realizada pelo departamento, 23 pontos da cidade tiveram a fiscalização. Dentre os locais, estão as avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Maracanã e das Américas. A ação também aconteceu em Bonsucesso e na Praia de Botafogo. Além destes lugares, o Detro também realiza fiscalização em 12 vias que dão acesso à Região Metropolitana do Rio.
A ação Em Bonsucesso, foram apreendidos nove veículos irregulares, levados para um depósito público e os motoristas multados. Na Presidente Vargas, em frente ao Sambódromo, nenhum carro foi apreendido. Uma van que estava com o pneu careca foi parada e o motorista, precisou trocar o pneu e recebeu uma multa. Um táxi, que estava com o documento atrasado, foi rebocado.
A operação do Detro está sendo realizado desde setembro do ano passado. Fiscais ficarão por tempo indeterminado nos 23 pontos. De acordo com um fiscal da SMTR, alguns motoristas de carro particular, pintam o carro de amarelo, fixa uma faixa azul, coloca taxímetro, troca a placa cinza pela vermelha, mas o documento continua de um carro particular. O objetivo é coibir este tipo de fraude, argumentou o fiscal.
- O objetivo da operação é em cima da desordem urbana. É uma ação contra o transporte clandestino e essas operações serão diárias e pertinentes -, disse o presidente do Detro, Rogério Onofre. Segundo Onofre, o reforço na fiscalização é uma resposta às ameaças feitas aos fiscais por supostos policiais que comandam cooperativas de vans. O Governador Sérgio Cabral determinou que o Detro amplie a fiscalização contra o transporte pirata.
Segundo o Detro, as vans respondem por quase 30% do transporte no estado do Rio de Janeiro. São 7,5 mil veículos regularizados, enquanto outros 10 mil circulam clandestinamente, informou o departamento. As vans tiveram a importação autorizada pelo governo federal há pouco menos de 20 anos.

Nenhum comentário: