domingo, 24 de fevereiro de 2008

Exposição trará fotos inéditas do Brasil do início do século XX

Imagens foram registradas pela “Família Ferrez”, que tinha pioneiros da fotografia. Mostra será inaugurada no dia 25 de fevereiro

O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) vai expor, a partir do dia 25 de fevereiro, 396 fotos inéditas do Brasil nas primeiras décadas do século XX. Além de saciar algumas curiosidades geográficas, a mostra deve dar uma boa idéia dos costumes e comportamentos da sociedade brasileira naquela época. Para os organizadores, a exposição "Família Ferrez: Novas Revelações" ajuda a reescrever a história da fotografia no Brasil.
Os registros foram feitos por membros da família Ferrez, mais especificamente, por dois filhos e um neto de Marc Ferrez, que é considerado o pioneiro da fotografia no Brasil. Através das imagens feitas por Julio, Luciano e Gilberto Ferrez, os visitantes poderão conferir o desmonte do morro do Castelo, a reforma do Largo da Carioca, a exposição nacional de 1922, a construção da Cinelândia, a abertura da Avenida Presidente Vargas, panorâmicas do centro tomadas de Santa Teresa, o perfil original do Mercado Municipal na Praça XV, vistas da Pedra da Gávea, além de registros especiais do carnaval de rua e da ressaca de 1921, que abalou a cidade.
A exposição também contará com registros de outros estados brasileiros, como Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Pernambuco. Há ainda fotos batidas em terras estrangeiras, em capitais européias e em países da África francesa.

Abaixo, algumas das belíssimas fotos que serão apreciadas na exposição:








***Fotos de divulgação

Nenhum comentário: