sábado, 9 de fevereiro de 2008

Inaugurada primeira cabine blindada móvel

MARCELO NEGREIROS


(11/11/2007)

A primeira das 14 cabines blindadas móveis de policiamento urbano foi inaugurada neste domingo (11), às 10 horas, na Avenida Princesa Isabel, entre o Leme e Copacabana, Zona Sul do Rio. A cabine possui uma infra-estrutura moderna, com 3,50 metros de cumprimento e 2,40 de largura e é revestida de poliuretano, um material isolante térmico, usado em geladeiras.

Como a cabine pesa 3,5 toneladas e por serem móveis, poderão ser remanejadas e atenderão a necessidade do policiamento, ou seja, prestação de serviços à comunidade. Na parte superior, é revestido de um toldo que ajudará na proteção contra efeitos naturais como chuvas e sol intenso.

A cabine é constituída de vidros em 360°, e a blindagem interna tem chapas de aço que suportam tiros de uma Magnum Calibre 44. A parte interna conta também com um banheiro químico, composto por um vaso sanitário e uma pia, um forno microondas, um frigobar além de ser climatizado por um ar condicionado SLIT de 7500 Btu’s.

Para Cristina Reis, 57 anos, presidente da Associação de Moradores e Amigos dos Postos 2,3,4 e 5 de Copacabana, (AMA) há 20 anos, a chegada desta cabine é um vitória, pois vem solicitando esta cabine há muito tempo.

Informa que as cabines anteriores estavam precárias e não passavam segurança, tanto para os policiais e moradores. Assim, foi um pedido dos próprios moradores para uma melhor segurança do bairro.

Moradores e comerciantes comemoram, pois agora terão mais segurança, é o caso de Sílvio Araújo, 31 anos, comerciante de um quiosque em frente à cabine, “além da segurança, terá mais movimento”, diz Sílvio. Para Lea Lopes, de 74 anos, moradora do Leme há 12 anos, diz que a cabine trará mais respeito e o papel dos policiais será fundamental.

O Presidente da Associação Amigos de Copacabana e também Vice-Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana, Horácio Magalhães, diz que foram encaminhado ao conselho dois pedidos de troca de cabines e discutido o papel delas, assim prestarem um serviço melhor. “Foi uma reivindicação da comunidade” diz Horácio que acrescenta sobre os quadriciclos que fazem o patrulhamento diário na orla da praia do Leme e Copacabana, com isso o índice de delitos caiu bastante, outra reivindicação do Conselho.

A cabine na Zona Sul foi inaugurada com a participação do Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mário Beltrame, acompanhado do Major Cláudio dos Santos do 19° batalhão (Copacabana).

"A vantagem dessas cabines é que elas são móveis. Se tivermos eventos ou situações que precisem da estrutura delas em outras áreas da capital ou do estado, poderemos transportá-las e pretendemos instalar mais 13 na cidade, sem previsão de data", disse o Secretário que ressaltou também que às cabines por serem alugadas, o tempo de instalação depende da agilidade da empresa que fabrica as cabines, em entregar os próximos modelos. A primeira instalação foi a de Copacabana, pois é o modelo mais simples, uma vez que a área não é das mais violentas, acrescentou.

Nenhum comentário: