quinta-feira, 1 de maio de 2008

Cabral inaugura novo canteiro de obras do PAC

(MARCELO NEGREIROS)

Governador do Rio anuncia implantação do PAC 2 para outras comunidades carentes da cidade

O governador Sérgio Cabral inaugurou na manhã de ontem, mais uma unidade do projeto Canteiro- Escola, do Programa de Apoio Profissional, uma das vertentes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na comunidade de Manguinhos, Zona Norte do Rio.
Em função as obras do PAC, estão sendo implantadas estes canteiros, onde são oferecidos cursos, qualificando profissionais nas construções das obras.
Ontem também teve início as aulas, para as pessoas cadastradas na Secretaria de Trabalho (Setrab), que se inscreveram para as 420 vagas oferecidas pelo projeto, nos cursos de Pedreiro, Armador, Carpinteiro de Formas, Bombeiro Hidráulico e Básico em Eletricista Predial, certificados pela Faetec.
Em todos eles, o aluno aprenderá também sobre Segurança no Trabalho. De acordo com o secretário de Ciência e Teconologia, Alexandre Cardoso, o objetivo é qualificar o próprio morador, para futuramente conseguir um bom emprego.
Ele ainda acrescentou que todos os moradores da comunidade estão participando dos cursos, potencializando socialmente a comunidade. Já o presidente da Faetec declarou que a conclusão do curso vai favorecer a empregabilidade dos alunos, tanto nas obras do PAC quanto no mercado de trabalho.


Mobilização


O governador Sérgio Cabral disse que não é apenas a mobilização da comunidade e sim, a qualificação desses moradores, pois além deles trabalharem nas obras dentro da comunidade, eles terão uma profissão no futuro.
Muitas mulheres procuraram os cursos, como o caso da dona-de-casa, Marley da Silva, 28 anos, desempregada à dois anos. Ela acredita que com o lançamento do projeto possa se capacitar profissionalmente. — Pretendo conseguir um emprego após o término das obras do PAC — disse com esperança.


Boa notícia


O governador anunciou ainda que vai apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 12, os projetos para a implantação do PAC-2 nas comunidades da Mangueira, Penha, Jacaré, Borel e Chapeú-Mangueira. Também na manhã de ontem, Cabral inaugurou o showroom da unidades habitacionais do PAC, em Manguinhos. A previsão é que as primeiras casas serão entregues à população ainda este ano.

Nenhum comentário: