quarta-feira, 7 de maio de 2008

118 motoristas de caminhões são multados no Rio

No segundo dia de proibição de tráfego de caminhões em algumas vias da cidade, nas horas de maior movimento, a CET-Rio, a Coordenadoria de Vias Especiais (CVE) e a Guarda Municipal, aplicaram 118 multas a caminhões de entrega que não respeitaram as regras do decreto municipal, em vigor desde ontem, segundo a Secretaria Municipal de Transporte.
No início da manhã de ontem, a Guarda Municipal montou barreiras para impedir a passagem desses veículos na Avenida Francisco Bicalho, Zona Portuária do Rio, uma das vias onde está proibida a circulação de caminhões. Os veículos também estão sendo proibidos de estacionar na Avenida Pedro II, que dá acesso à Francisco Bicalho. Na segunda-feira, os motoristas fizeram fila na via para esperar o horário permitido para circulação.
A proibição vale para as horas de maior movimento: entre 6h e 10h, e entre 17h e 20h, de segunda a sexta-feira. Mesmo as empresas que conseguiram na Justiça o direito de continuar circulando, como a Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes, estão sendo impedidas de trafegar antes do horário permitido. A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) também conseguiu na Justiça que o decreto só passe a vigorar daqui a 180 dias. Segundo a associação, as empresas precisam de tempo para redefinir roteiros e ruas da cidade por onde os caminhões irão passar. A prefeitura do Rio anunciou que vai recorrer o mais rápido possível a decisão.
Segundo a Guarda Municipal, somente veículos de valores, mudanças, combustível e de serviços, como reboque, empresas de ônibus e ambulâncias, podem circular normalmente.
- No primeiro dia, foi realizado um trabalho de orientação e ontem, trabalhamos com repressão – disse um dos guardas municipais.
Só na segunda-feira, 253 multas foram aplicadas no primeiro dia de proibição de tráfego de caminhões em algumas vias da cidade do Rio. De acordo com o decreto, os caminhões estão proibidos de circular por ruas do Centro, todas da Zona Sul, Tijuca, Jacarepaguá e Méier. A medida da prefeitura tem como objetivo facilitar o tráfego na cidade. Quem descumprir, leva multa de até R$ 100.


Tribunal de Justiça suspende decreto que limita a circulação de veículos de carga no Rio

A Prefeitura do Rio foi comunicada ontem, da decisão do Tribunal de Justiça que suspendeu a decorrência do decreto municipal que proibía os caminhões de carga de circular, carregar ou descarregar mercadorias nos dias úteis. A proibição foi estipulada entre 6h e 10h, e de 17h às 20h, na orla marítima e em mais 26 vias. De acordo com o desembargador Luiz Felipe Francisco, da Oitava Câmara Cível, que deferiu a medida liminar pleiteada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio, considerou o tempo compreendido entre a publicação do decreto, no dia 25 de abril, e a data de início de aplicação da medida, na segunda-feira, decorreram apenas 10 dias, dos quais apenas metade foram úteis. Ainda não há data para que a Oitava Câmara Cível vote o mérito do mandado de segurança.

Um comentário:

Anônimo disse...

e dificil de acreditar que esse prefeito ainda continua no poder. o cara e fo.... proibir os caminhoes e mole, e cuidar da dengue? falou que nao ia faltar vaga nas escolas e faltou. poxa tanto problema + importante e o cara fica implicando com chefe de familia que ganha menos de dois reais por km rodado, e brincadeira ne, pega os taxis que ele dobrou as autonomias e cassa pra ele ver se nao melhora o transito,conserta os sinais,tapa os buracos. CESAR PEDE PRA SAIR.