sexta-feira, 21 de março de 2008

Operação no Dendê para prender chefe do tráfico

(MARCELO NEGREIROS)

19/03/2008

Agentes da Delegacia de Combate as Drogas (DCOD) realizaram ontem uma operação no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, tendo início às 6h, com o objetivo de prender Fernando Guarabu e seu braço direito, conhecido como Gil, chefes do tráfico de drogas no local. Eles não foram encontrados. Um bandido foi preso e drogas, carregadores e anotações valiosas do tráfico apreendidas.
De acordo com a polícia, Guarabu está no poder a quatro anos na região, controlando os serviços da favela como sistema de gás, TV a cabo clandestino e transporte alternativo de Kombi. Tudo que obtinha lucro na comunidade, eles cobravam “pedágios”. Segundo o delegado titular da especializada, Marcus Vinicius Braga, houve um trabalho da polícia para sufocar o trabalho deles.
- Nosso papel no Morro do Dendê foi alcançado, dos três objetivos, dois foram cumpridos – disse o delegado, ressaltando que a comunidade foi mapeada por um serviço de inteligência da polícia. Ele declarou também que, a casa de um traficante foi localizada. Ele seria o segurança do Pit-Bull.
Um bandido que trabalhava para Guarabu foi preso durante a operação de ontem. Fabiano Francisco dos Santos, de 19 anos, confessou na delegacia que trabalhava para o traficante. Com ele, uma bolsa contendo drogas, carregadores, anotações como a contabilidade do tráfico, foi apreendida. Contra ele, havia um mandado de busca, por associação ao tráfico, quando era menor.
A Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) deu apoio à operação. Houve troca de tiros na chegada da polícia e um bandido teria sido baleado. Ele fugiu pelos telhados das casas, deixando rastros de sangue. O delegado da Core, Rodrigo de Oliveira, caiu da laje de uma das casas durante a perseguição, e levou cinco pontos na mão esquerda, sendo medicado no Hospital Paulino Werneck, no mesmo bairro. Um carro blindado da Core enguiçou em uma esquina no alto da comunidade e foi retirado do local por um reboque.
Operação também na Mangueira
Do Morro do Dendê, os policiais seguiram para o Morro da Mangueira, onde havia informação sobre um paiol do tráfico de drogas. Na chegada dos agentes, houve uma intensa troca de tiros. Duas pessoas foram detidas para averiguação. Foram apreendidas duas pistolas, 2 mil papelotes de cocaína e uma carabina desmontada.

Nenhum comentário: