quinta-feira, 10 de abril de 2008

Uma nova forma de fugir da violência urbana

(MARCELO NEGREIROS)

Atualmente, devido à onda de violência, algumas pessoas, por precaução procuram cursos de defesa pessoal para auto-proteção. Um grupo formado por profissionais da área de segurança desenvolve técnicas de defesa pessoal. A idéia de quem procura por uma atividade física está propriamente em se defender. Isso significa que uma pessoa, ao praticar uma técnica de defesa pessoal, deve se preocupar em como se defender em caso de emergência, e não aprender apenas a bater nas outras pessoas utilizando técnicas de ataque a pontos vitais do adversário.
Assim foi criado o DEFENDER, em janeiro de 2002, com a intenção de preparar as pessoas em se defender da violência urbana. De forma bem objetiva e simples, o grupo abrange todas as situações reais do dia-a-dia. O DEFENDER é um novo conceito em treinamento tático, trabalhando diariamente com segurança profissional. Formado por profissionais com ampla experiência, possibilitando a atuação em diversas áreas de segurança.
Os cursos oferecidos foram desenvolvidos para atuar no combate urbano, composto de técnicas de sobrevivência, dando ao cidadão comum a capacidade de enfrentar a violência das grandes cidades. Com o objetivo de fornecer infra-estrutura no planejamento operacional, o grupo também elabora o melhor treinamento tornando-o capaz de lidar com situações extremas. Também dão suporte físico e nutricional ao operacional no treinamento, além de garantir o controle emocional permitindo melhor equilíbrio nas ações.
De acordo com o grupo, o mínimo para a pessoa ficar condicionada, é de seis meses, tempo necessário para se aprender às técnicas e chegar às mais avançadas. O curso de proteção pessoal é um trabalho em equipe. O DEFENDER desenvolve o mais novo conceito em treinamento tático operacional. A metodologia é fundamentada em estudo de casos e projetada para alcançar o seu objetivo.

CURSOS

Geralmente, os cursos de defesa pessoal têm aproximadamente dez horas de duração. Aprendem-se alguns golpes e os instrutores ensinam como reagir em situações de emergência. Além disso, eles expõem hábitos do dia-a-dia que podem ser úteis para prevenir ações violentas no cotidiano, como assaltos no trânsito, por exemplo.
A parte prática é baseada em golpes das artes marciais. Quem faz esses cursos procura sentir-se menos vulnerável a situações de violência, principalmente quem vive em grandes cidades. As mulheres, que em geral passam uma imagem de fragilidade, estão mais capazes à ação de criminosos. Mas vale lembrar que as ações aprendidas em cursos de defesa pessoal vão lhe deixar imunes à violência.
Existe uma série de variáveis em que esse aprendizado não pode ser aplicado. Em primeiro lugar, é preciso agilidade e auto-controle, frieza para agir corretamente numa hora dessas. É sempre bom ressaltar, que não se deve reagir, até mesmo se você não tem essas características nem fez treinamentos especializados. Por outro lado, as técnicas de defesa pessoal podem ser utilizadas em casos de tentativas de roubos, furto, agressões físicas, assédio sexual e até mesmo, tentativas de estupro.
Mesmo depois do curso, os instrutores recomendam que a pessoa pratique os golpes na academia ou em casa, para aperfeiçoar os movimentos. Caso você queira fazer cursos de defesa pessoal, atente para os seguintes aspectos: Procure empresa especializada em treinamentos na área de segurança, informe-se sobre a formação técnica dos instrutores e antes da matrícula, avalie o programa de treinamento que vai ser dado e veja se inclui as partes, teórica e prática, por exemplo.

O DEFENDER oferece cursos operacionais composto de treinamentos desenvolvidos para aperfeiçoar o desempenho do profissional, como por exemplo, o policial militar, civil, federal, agente penitenciário, guarda municipal e segurança pessoal. É um treinamento também desenvolvido para a proteção pessoal, criado para atuar no combate à violência urbana.
Entre os cursos oferecidos está manuseio de arma curta, com o objetivo de capacitar o aluno, fundamentos básicos de fácil aprendizado. Desarmamento de arma de fogo, onde prepara o aluno para enfrentar o inimigo armado, utilizando técnicas de reação rápida e explosiva com fundamentos biomecânicos, obtendo o total domínio da situação.
As pessoas recebem toda instrução, todo preparo de como agir, se comportar em situações do dia-a-dia. O Treinamento Tático Urbano é usado para evitar qualquer tipo de confronto.

Veja abaixo, alguns dos outros cursos oferecidos

Imobilizações Táticas
Desenvolvido para capacitar o aluno nas ações de controle, dominando o agressor independente do seu porte e força. São utilizadas as mais modernas técnicas de Imobilizações Táticas com fundamentos biomecânicos, retirando do local o foco do problema sem dar chances de reação.

Direção Defensiva e Ofensiva
Treinamento desenvolvido para o Agente que tem a função de motorista e também para aqueles que desejam ter conhecimento de Direção Defensiva e Ofensiva. As técnicas de anti-seqüestro e manobras táticas, dando uma maior segurança e proporcionar um melhor desempenho profissional.

Objetos Improvisados
Desenvolvido para a área de Proteção Pessoal e Combate Urbano, utilizando o uso de objetos comuns para ataque e bloqueio aproveitando a sua total potencialidade.

Brigada de Incêndio
O fogo é uma grande ameaça para as pessoas, florestas, cidades, e a tudo existente que possa entrar em combustão. Com o constante crescimento urbano das grandes metrópoles, cada vez mais se dá à necessidade do conhecimento mínimo e básico, de como combatê-lo, com eficácia e segurança, mantendo-o sob controle até a chagada do socorro especializado, no caso o Corpo de Bombeiros. Todo esse conhecimento, e a formação de brigadistas de incêndio, podem com certeza evitar no mundo inteiro, vítimas dos mais diversos tipos de sinistro. Torna-se então imprescindível, o conhecimento técnico-profissional para toda a população.

Controle Tático Operacional
Este treinamento foi desenvolvido para capacitar os Profissionais de Segurança, para conter os distúrbios causados pela desordem urbana. São usados os mais novos conceitos em Técnicas de Controle Tático sem utilização de algemas e armas de fogo.

Combate no Solo
Desenvolvido para neutralizar qualquer ação utilizada nas lutas de solo, (Chaves, Imobilizações, torções e estrangulamentos), utilizando técnicas de combate urbano.

Curso de Proteção de Autoridades



Baseado em estudos de casos, o curso foi desenvolvido para capacitar o operacional na proteção de terceiros. Designado para o agente pessoal privado (guarda-costas), é voltado também para aperfeiçoamento, usando um sistema próprio. O agente passa por um treinamento intensivo de seis dias, com provas de desempenho físico, técnico e mental. O treinamento foi desenvolvido para tornar o Agente capaz de lidar com situações de alto risco. Seus fundamentos e técnicas incluem um raciocínio rápido e contra ataques precisos que lhe darão um total desempenho e controle nas suas ações.

Nenhum comentário: