quarta-feira, 9 de abril de 2008

Homem morre atropelado embaixo de passarela

(MARCELO NEGREIROS)
06/04/2008


Um homem morreu atropelado ontem pela manhã, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio. Paulo Vítor de Oliveira Dias, de 20 anos, era funcionário da Supervia e segundo testemunhas, ele estava atravessando uma das pistas, embaixo da passarela, quando foi atropelado por um carro Peugeot preto, cuja placa não foi anotada. O motorista do veículo fugiu sem prestar socorro.
Um levantamento do Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros mostrou que do total dos casos de atropelamentos, muitos acontecem em vias de maior periculosidade, principalmente em áreas de grande movimento, como por exemplo, as avenidas Brasil, Francisco Bicalho e Rodrigues Alves. Apesar do grande risco e do fato dessas avenidas terem passarelas, dezenas de pedestres ignoram as passagens, preferindo cruzar as pistas em meio aos carros.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os pedestres que se arriscam, deixando de usar faixas, passagens subterrâneas e passarelas a eles destinadas, estão infringindo o artigo no254 da lei. Eles serão penalizados com multa de 50% do valor de uma infração leve (ou seja, metade de R$ 53,20). Mas, de acordo com o Detran, a multa hoje não é aplicada porque, quase dez anos após a implantação do CTB, esse trecho da legislação ainda não foi regulamentado.

Nenhum comentário: