quinta-feira, 10 de abril de 2008

Dois homens acusados de pedofilia são presos em Copacabana

(MARCELO NEGREIROS)

Além de ser entendida como uma forma de abuso, a pedofilia é retratada como sinônimo de pornografia infantil, possivelmente relacionada a outras práticas. A cada semana, novos casos aparecem na mídia. Após um mês de investigação, agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), realizaram a Operação Castelo de Areia, onde prenderam na manhã de ontem, dois homens acusados de pedofilia, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. O escultor Ivan Carlos Souza Santos, de 43 anos, e seu ajudante, José Marcílio de Oliveira, 24, são acusados de aliciar menores na orla para a prática de orgias sexuais em hotéis.
De acordo com as investigações, o norte-americano Michael Joseph Clifford, 43, também é acusado de participação no caso. Ele foi flagrado no dia 15 de março deste ano, pelas câmaras de segurança de um luxuoso hotel conduzindo para o seu apartamento uma criança de aproximadamente 12 anos.
Por volta das 3h da madrugada, eles entram no hotel. A criança deixou o hotel por volta das 9h. O menor retorna ao hotel mais tarde, onde chega de táxi, provavelmente acompanhada dos seus aliciadores, Ivan e José Marcílio. Ele é abordado por seguranças, mas questionado o destino, não sabe dizer quem estava procurando. Então, é orientado a sair do hotel. Mais tarde, Ivan vai a procura do menor, abordando o americano Michael. Ocorre uma rápida e áspera conversa entre os dois.
O aliciador Ivan ao retornar no dia seguinte ao hotel, conta toda a verdade aos seguranças, dizendo que conheceram Michael na noite anterior, apresentando a criança e acertando o valor pelo programa. Disseram que o americano pagou ao menino o valor de R$ 200, mas não pagou o valor que havia combinado com os dois por intermediar o programa.
O garoto disse que tinha mantido relações sexuais com Michael após ser fotografado nu. Os acusados disseram que não conhece a vítima. Ivan relatou que foi no hotel para saber da criança, pois segundo ele, como uma criança de 12 anos, entra sozinha em um hotel?
Ivan Carlos Souza Santos é foragido da justiça, com mandado preventivo, decretado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, onde responde por vários crimes, já tendo sido condenado pelos crimes de roubo e tráfico de drogas. Seu ajudante nas esculturas de areia na praia, José Marcílio de Oliveira, é natural do Ceará e junto com Ivan, aliciam crianças e adolescentes que são exploradas sexualmente, na sua maioria por turistas. Já o americano Michael Joseph Clifford, é Agente do Serviço de Imigração dos Estados Unidos, vinculado ao Departamento de Justiça Americano e seu trabalho é impedir a entrada e permanência de estrangeiros ilegais em seu país.
A justiça decretou a prisão temporária de Michael Clifford. Ivan estava fazendo esculturas na areia, na Avenida Atlântica, esquina com Rua Miguel Lemos, no momento da prisão. Seu ajudante foi pego dormindo na areia da praia. O americano deixou o hotel no mesmo dia em que foi abordado por Ivan e está foragido.

Nenhum comentário: