sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nova técnica para tratar a sinusite chega ao Brasil

Uma nova técnica de tratamento da sinusite, a sinusoplastia, lançada em 2006, chegou ao Brasil este ano. Trata-se de uma cirurgia bem menos invasiva e muito mais simples que a tradicional.
Na sinusoplastia – também conhecida como método do balão – há apenas um remodelamento dos canais que facilita a ventilação, a drenagem das secreções e o acesso das medicações aos seios paranasais. Tal remodelamento é feito por meio de um balão, colocado na cavidade nasal através de um cateter e insuflado com água.
Por não alcançar a mucosa, a nova técnica praticamente elimina a chance de fibrose, que pode levar a obstrução dos canais, e que é relativamente comum nos métodos mais antigos de cirurgia. A nova cirurgia é mais rápida e com menos risco de sangramento nasal pós-operatório. O paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia e raramente utilizar tamponamento nasal. Um dos pacientes operados com a nova técnica foi o técnico em eletrônica Alex Sandro Simões, de 26 anos:
– Fazia todos os tipos de tratamento com remédio e não conseguia resultado. Agora minha qualidade de vida muito totalmente.
A sinusoplastia é indicada para casos crônicos específicos de sinusite ou para pacientes de pouca idade ou com problemas de coagulação sanguínea. Até 2006, o único procedimento existente era a cirurgia naso-sinusial endoscópica funcional. Ela é realizada com endoscópio rígido. Esta ação exige pelo menos um dia de internação e apresenta aspectos limitantes, pois remove mucosa nasal e tecido ósseo, o que pode levar a alterações fisiológicas na região.
– Estes tipos de procedimento podem provocar dor e fibrose superficial, ou até mesmo a regressão do que foi reparado na cirurgia – observa o otorrinolaringologista João Flávio Nogueira.


Flávio Dilascio - JB

Um comentário:

Bruno Ferreira disse...

Esta técnica deve ser muito boa mesmo, pois o paciente não sofre quase nada. Abraços