terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Tambores animam desfile do Salgueiro

Segunda escola a passar pela Sapucaí na segunda noite de desfile na Sapucaí, o Acadêmicos do Salgueiro fez uma grande homenagem a sua bateria, conhecida pela alcunha de "A Furiosa". Com o enredo Tambor, a escola mostrou alegorias que lembravam o instrumento e sua história.

As homenagens começaram na comissão de frente, formada por bailarinos que dançavam com tambores gigantes de couro nas mãos. Logo após, o abre-alas ostentou 28 tambores gigantes que rodopiavam no ar. Trapezistas acompanharam a batida caindo em camas elásticas. As homenagens ao instrumento chegaram até a dupla de mestre-sala e porta-bandeira, Ronaldinho e Gleice Simpatia, que sambaram e se arriscaram no tamborim. A rainha da bateria, Viviane Araújo, sempre espetacular, deu um show de simpatia e samba no pé. Ao fim do desfile, a bela estava machucada, porém contente, após segurar o peso de sua fantasia.

Problemas na evolução

A exemplo do que ocorreu com a Porto da Pedra, problemas no segundo carro alegórico do Salgueiro, que mostrou a utilização de peles de animais para a manufatura de tambores, comprometeram a evolução da escola na avenida. Apesar do problema, a escola foi ovacionada ao passar pela Sapucaí e foi uma das primeiras a receber gritos de "É campeã!" vindos da plateia, que cantou junto o samba-enredo conduzido pelo intérprete Quinho. A apresentação do Salgueiro começou por volta de 22h50 e durou pouco mais de 70 minutos. A escola desfilou com 4,1 mil componentes, 36 alas e oito carros alegóricos. Entre as celebridades que desfilaram estiveram o cantor Carlinhos Brown, destaque de um carro que imitou o primeiro trio elétrico a desfilar em Salvador, e apresentadora Sabrina Sato, à frente de bloco que homenageou o bloco Olodum. Outras participações ilustres no desfile foram a dos atores Rafael Almeida e Eri Johnson, e da modelo Ângela Bismarchi. Desde a fundação, em 1953, o Salgueiro já conquistou oito títulos, o último deles em 1993, com o sucesso Peguei um Ita no Norte (que tinha o refrão pegajoso Explode coração, na maior felicidade...)