quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Salgueiro é a campeã do carnaval 2009 do Rio de Janeiro

O Salgueiro foi o campeão do carnaval 2009 no Rio de Janeiro, somando 399 pontos. A Beija-Flor ficou com a segunda colocação, totalizando 398; e a Portela, em terceiro com 397,9 pontos. O Império Serrano ficou na última colocação, com 390,7, caindo para o Grupo de Acesso.
A escola, que em 2008 ficou com o vice-campeonato, foi a segunda agremiação a desfilar na noite de segunda-feira (23) na Sapucaí. Bastante emocionada, cercada por uma multidão, Regina Duran, a presidente do Salgueiro, que chegou a passar mal durante a apuração, fez um desabafo emocionado na divulgação do resultado:
"É uma grande vitória. O Salgueiro precisava muito dessa vitória, principalmente a comunidade tijucana. O Salgueiro é uma família. Estamos todos muito felizes."
A vermelha-e-branca da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio, conquistou o campeonato com o enredo "Tambor", sob o comando do carnavalesco Renato Lage. O desfile mostrou a importância do instrumento na história da humanidade.
Ao todo, desfilaram 36 alas, oito alegorias e 4.100 componentes. O carro abre-alas, chamado de “Tambores da academia”, tinha 15 tambores em branco-e-vermelho.
Durante o desfile, a rainha de bateria da escola, Viviane Araújo, machucou o ombro, mas o incidente não prejudicou seu desempenho na Sapucaí. Ela saiu chorando do Sambódromo logo após o término do desfile. Antes de abandonar a avenida, deu um abraço na presidente da escola, Regina Duran.
Após a apuração, Viviane estava muito emocionada, sem saber o que dizer. Antes de deixar a Praça da Apoteose apressada para ir para a festa na quadra da escola, Viviane disse que nem sabia como reagir. "Tenho 15 anos de avenida e esta é a primeira vez que sou campeã. Não sei nem descrever o que estou sentindo. É uma coisa inexplicável. Vou para a quadra comemorar com o pessoal", dissse Viviane.

Carlinhos Brown
O percussionista e compositor Carlinhos Brown, criador da Timbalada, desfilou em uma réplica do primeiro trio elétrico da Bahia. Ele foi um dos destaques ao lado de Angela Bismarchi e Sabrina Sato, além dos atores Paulinho Vilhena e Eri Johnson. Depois de Ronaldinho e Gleice Simpatia, o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Daniel e Luana, fez bonito no Sambódromo.
"A Furiosa", como é conhecida a bateria do Salgueiro, fez de seus ritmistas verdadeiros ogãs, que são os responsáveis pelo batuque nas casas de umbanda e candomblé. Os músicos foram comandados por mestre Marcão. A escola desfilou com uma corte africana na Avenida, entre sacerdotes, rainhas e muitas divindades evocadas pelo som do batuque. O desfile do Salgueiro ganhou toques afro já na segunda alegoria, que mostrava onde o instrumento começou a ganhar ares religiosos.As baianas e a velha-guarda - raízes por excelência do Salgueiro - desfilaram no setor africano, representando sociedades tribais do continente que davam vida ao som da batucada. Os orixás, cultuados também no Brasil, ganharam uma alegoria própria, em que o branco predominou.

Após 16 anos de jejum, a merecida vitória
Com o enredo "Tambor", o carnavalesco Renato Lage acabou com um jejum de 15 anos da escola que foi vice-campeã em 2008. O Salgueiro foi a única escola a receber gritos de é campeã do público na Apoteose e levou o troféu de melhor escola do Estandarte de Ouro, prêmio concedido pelo jornal "O Globo.
Já no primeiro quesito (alegorias e adereços), a competência e criatividade do carnavalesco Renato Lage, do Salgueiro, garantiram notas 10. E depois de disputar o primeiro lugar décimo a décimo com a Vila Isabel no início da apuração, a escola tijucana abriu grande vantagem após a Vila perder nove décimos em samba-enredo.
Nos quesitos ligados diretamente ao trabalho do carnavalesco, Renato Lage só não tirou quatro notas dez em enredo. O enredo sobre o tambor ganhou as notas 9,8, 10, 10 e 9,9. A única escola a somar 40 pontos nesse quesito foi a Mangueira, com um enredo sobre a formação do povo brasileiro, inspirada em Darcy Ribeiro.
O Salgueiro perdeu somente um décimo em evolução, apesar do grande buraco na frente do terceiro carro, ainda no início do desfile. O incidente, porém, não atrapalhou o desfile. A bateria furiosa também perdeu um décimo para revolta dos salgueirenses.
Desde 1993, com o enredo Peguei um Ita no Norte e o famoso samba "Explode Coração", a Vermelho-e-Branca da Tijuca não ganha um campeonato.
Os outros títulos da escola foram conquistados em 1960 ("Quilombo dos Palmares"), 1963 ("Xica da Silva"), 1965 ("História do Carnaval de São Paulo - Eneida"), 1969 ("Bahia de Todos os Santos"), 1971 ("Festa para o Rei Negro"), 1974 ("Rei de França na Ilha da Assombração"), 1975 ("As Minas do Rei Salomão") e 1993 ("Peguei um Ita no Norte"). Além dos nove títulos, o Salgueiro possui outros sete vice-campeonatos em seu histórico, sendo o último no ano passado com o enredo "O Rio de Janeiro continua sendo...".
O segundo lugar da Beija-Flor só foi decidido com a última nota do último quesito (Mestre-Sala e Porta-Bandeira), quando a Portela recebeu 9,8 da jurada Beatriz Baden.
Outra disputa tensa foi protagonizada pela Mocidade e Império Serrano para não serem rebaixadas. O Império ficou quase o tempo todo na lanterna, mas no quesito samba enredo conseguiu virar o jogo. No entanto, nem com a reedição do lindo samba a "Lenda das Sereias", a escola da Serrinha se manteve entre as grandes e perdeu com uma diferença de oito décimos.

Leitores do Jornal o Globo elegem Salgueiro campeã de 2009

Os internautas escolheram o Salgueiro - a campeã do Grupo Especial - a melhor escola do carnaval 2009 na pesquisa feita pelo site do GLOBO. Participaram da enquete, batizada de Eu-Jurado, 1.500 pessoas. A escola recebeu média 93,92 dos leitores, que julgaram os mesmos quesitos que os jurados oficiais do Grupo Especial. O Salgueiro foi seguido de perto pela Vila Isabel, que recebeu 93,87. A disputa foi acirrada e houve momentos em que as duas escolas estiveram empatadas em primeiro lugar. O terceiro lugar ficou com a Portela, com 93,83.
A enquete foi aberta assim que o Império começou a desfilar, no domingo, e foi encerrada por volta das 12h desta quarta-feira. No quesito Enredo, Salgueiro e Vila receberam as mesmas notas 9,38. A Vila ficou mais bem colocada na avaliação de Alegorias e Adereços, e Fantasias. No entanto, a escola campeã obteve vantagem em todos os demais quesitos.
Para os leitores, a escola que deve descer para o Grupo de Acesso A em 2010 é a Porto da Pedra. A opção dos leitores que participaram do Eu-Jurado pelo Salgueiro coincide com a escolha do júri do Estandarte de Ouro, concedido pelo jornal O GLOBO.

Viviane Araújo foi a Musa de Ouro
O Salgueiro teve ainda sua rainha escolhida a Musa de Ouro pelos leitores do site. Viviante Araújo recebeu 37% dos 3,591 votos e superou veteranas e novatas da avenida. Esse foi o primeiro ano que os leitores puderam escolher a musa do carnaval.
- Para mim é uma honra. Esse é o meu segundo ano no Salgueiro, e sempre digo que eu me encontrei. É a minha segunda casa, onde eu achei amigos verdadeiros. Eu estou no meu melhor momento no carnaval - afirmou a musa, que desfila desde 1995 no carnaval do Rio.
Luma de Oliveira , que antes mesmo de entrar na avenida já era aclamada como a musa mais cobiçada do carnaval, ficou em segundo lugar, com 18% dos votos. Depois de três anos longe da Sapucaí, a eterna rainha veio a frente da bateria da Portela. Ela desfilou na segunda-feira pela Azul-e-branca, fantasiada de Xica da Silva. Em terceiro lugar, com 15% dos votos, veio a estreante Paola Oliveira, rainha da bateria da Grande Rio.

União da Ilha foi a preferida do Grupo de Acesso

O site também fez uma pesquisa sobre as escolas que desfilaram pelo Grupo de Acesso A, e a vitória coube à União da Ilha, que recebeu 28,9% dos 557 votos. Em segundo lugar, na opinião dos leitores, ficou a Estácio de Sá, com 18,31%.

Cerca de 6 mil pessoas vão à quadra do Salgueiro comemorar título

Cerca de 6 mil pessoas foram à quadra do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio, na noite desta quarta-feira (25) comemorar o título da escola, que não ganhava havia 16 anos o carnaval do Rio. Segundo a organização da festa, foram compradas 3 mil caixa de cerveja para a comemoração. Este foi o nono título da vermelha e branca, que foi fundada em 1953.
O intérprete da escola, Quinho, resumiu bem o sentimento generalizado:
"É uma vitória incontestável e uma emoção inenarrável."
A chegada do troféu à quadra por volta de 18h15 fez a festa ganhar novo ritmo. A presidente da escola, Regina Duran foi saudada pelos salgueirenses do alto do seu camarote, com o samba-enredo campeão. A rainha da bateria, Viviane Araújo, também já chegou ao local.
“Não foi à toa que saímos da Avenida aos gritos de ‘É campeã’. Procurei fazer o melhor e o Salgueiro mereceu.”
A CET-Rio informou que as Ruas Silva Teles e Agotinho Menezes, entre as ruas Maxwell e a Barão de Mesquita, estão fechadas para a comemoração da escola.

Pé-quente

Em sua estreia na Sapucaí, na ala da diretoria do Salgueiro, o ator Paulo Vilhena acompanhou o final da apuração direto da Apoteose. "Não estou nem acreditando. Agora quero desfilar todo ano. Uma vez na família, para sempre nela", disse ele, comemorando o título na quadra.
O também ator Eri Johnson era outro empolgado. "Tenho uma história com a escola. E a arquibancada gritando 'é campeão' foi muito emocionante", disse, que atribuiu a vitória à presidente da escola.
Levemente insatisfeito por não ter conseguido nota 10 de todos os jurados, mestre Marcão não escondeu a emoção ao dedicar a vitória da escola ao mestre Louro, que morreu em março de 2008.
“Tenho 44 anos na comunidade do Salgueiro e 23 na bateria. Foi o mestre Louro quem me deu esta oportunidade”, disse ele.Sobre a nota 9,8 que levou de um dos jurados, ele resumiu:“Ninguém ganhou os 40 pontos. Foi uma disputa equilibrada”, falou, se esquecendo da Viradouro, que recebeu quatro notas 10.





Samba-enredo 2009
(Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa E Tatiana Leite)
Tambor

O som do meu tambor ecoa, ecoa pelo ar
E faz meu coração com emoção pulsar!Invade a alma, alucina
É vida, força e vibração!
Vai meu Salgueiro… Salgueiro
Esquenta o couro da paixão
Ressoou da natureza, primitiva comunicação
Da África, dos nossos ancestrais,
Dos deuses, nos toques rituais
Nas civilizações, culturaArte, mito, crença e cura!

Tem batuque, tem magia, tem axé!
O poder que contagia quem tem fé!
Na ginga do corpo, emana alegria
Desperta toda energia

No folclore, a herança
No canto, na dança, é festa, é popular
Seu ritmo encanta, envolve, levanta…
E o povo quer dançar!É de lata, é da comunidade
Batidas que fascinam
Esperança social, transforma, ensina!
Ao mundo deu um toque especialÉ show, é samba, é carnaval!

Vem no tambor da Academia
Que a Furiosa bateria vai te arrepiar!
Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro
Salve o Mestre do Salgueiro

Um comentário:

Negreiros disse...

Estou orgulhoso e emocionado pela conquista do nono título do Salgueiro. A vermelha e branca da grande Tijuca, sem dúvidas, é uma escola de garra, família e coração. Por 16 anos, a comunidade do Salgueiro não gritava mais "É campeã", mas a determinação de uma agremiação respeitada no mundo do samba, trouxe de volta o prazer de ser salgueirense e poder bater no peito, feliz da vida, dizer...SOU SALGUEIRO, SOU RAÇA, SOU A ACADEMIA DO SAMBA!!!
Parabéns ao Salgueiro, a todos que compõem a escola e ao sucesso que todos vocês conquistaram, merecidamente!!!
Até 2010, claro, com mais um título!