domingo, 15 de fevereiro de 2009

Salgueiro 2009 e a presença do tambor nas diversas fases da história do Homem

A Marquês de Sapucaí vai ferver no Carnaval 2009 do Rio de Janeiro. O Salgueiro, em seu samba-enredo, tentará mostrar a presença do tambor nas diversas fases da história do Homem. Tambor, som, batuque, vibração… o ritmo da vida…
“Vem no tambor da academia… que a furiosa bateria vai te arrepiar… repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro… Salve! O mestre do Salgueiro”.
As cores vermelho e branco do Salgueiro vão explodir na maior felicidade na Sapucaí. A escola, que será a segunda a desfilar na segunda-feira de carnaval, conta mais uma vez com o veterano da bateria, Mestre Marcão. Reconhecido pela batida firme e inconfundível, Marcão conquistou ano passado quatro notas dez no quesito que domina -- e que, neste Carnaval, vai abusar de batuques africanos com o enredo "Tambor", do carnavalesco Renato Lage.
O samba foi composto por Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa e Tatiana Leite, que será interpretado pelo puxador Quinho. A novidade fica por conta dos batuques que o samba pede. "Vamos usar muito elementos da Timbalada, por exemplo", explica o diretor de bateria, que procura harmonia dentro e fora dos ensaios. "Nós temos diálogo, pergunto se está bom, peço opiniões", resume. Esta será a primeira vez que Regina Celi Fernandes Duran assume a escola como presidente, não sem experiência prévia. Nos últimos sete anos, ela exerceu a função de primeira dama enquanto o marido, Luis Augusto Lage Duran, estava à frente do Salgueiro. "A grande característica do Salgueiro, atualmente, é a força da comunidade. Teremos 14 alas de comunidade. Vamos fortalecer, assim, o chão, que é a base de uma escola de samba. E todos temos um objetivo só: o campeonato", conta Regina, que começou sua história na escola como componente de ala.
Temas como pré-história, África, civilizações, folclore, vão servir de pano de fundo para ilustrar o enredo do Salgueiro. A escola vem este ano com 4 mil componentes, divididos em 36 alas, com suas cores vermelho e branco predominando as fantasias. E claro, a maravilhosa e simpática, Viviane Araújo à frente da bateria. O Salgueiro não vence desde 1993, quando o samba "Peguei um Ita no Norte" se transformou na trilha sonora oficial do Carnaval, com o refrão "Explode coração/ Na maior felicidade/ É lindo meu Salgueiro/ Contagiando e sacudindo esta cidade". Ano passado, o Salgueiro consagrou-se vice-campeão e este ano parte para cima, apostando suas forças para estar novamente no desfile das campeãs, como a última a desfilar, ou seja: CAMPEÃ!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

SALGUEIRO!!!
SALGUEIRO!!!
É a melhor, não tem jeito!!!
Valeu Negreiros, pela paixão demonstrada ao salgueiro.