quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Prefeitos discutem novos projetos para saúde da Baixada

(MARCELO NEGREIROS)
16/01/2009

Prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, de Soropédica, Darci dos Anjos Lopes, Timor e Zito, prefeito de Duque de Caxias, também presidente do Cisbaf


Prefeitos e secretários de Saúde da Baixada se reuniram na manhã de ontem, no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), em Nova Iguaçú, para discutir os novos projetos para a saúde da região. Um dos principais assuntos abordados foi o novo perfil de atendimento para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo em Duque de Caxias. O prefeito de Japeri, Timor, esteve presente no encontro, onde o município também será beneficiado.
Um plano de gestão será apresentado ao Ministério da Saúde para custeio da unidade que passará a ter seus leitos e procedimentos regulados pela Central de Regulação do Cisbaf. De acordo com a secretária executiva do Consórcio, Rosangela Bello, o hospital contará com leitos obstétricos de alta complexidade e realizará cirurgias eletivas.
- Desta forma conseguiremos reduzir o déficit de leitos na Baixada, bem como a fila de espera para as cirurgias de baixa complexidade – ressalta. A secretária ainda reforçou que o empenho de cada prefeito e secretário é forte. Segundo ela, sempre houve um preconceito com a Baixada e há carência de leitos. Após reunião com o secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cortez, foi montado um trabalho de equipe, mapeando os hospitais da região e discutiram a situação do Moacyr do Carmo.
- Se nós apresentarmos para o Ministro a situação de todos os hospitais e um projeto para toda a região, fica mais viável – argumentou o secretário Sérgio Cortez, se referindo a todos os hospitais da baixada fluminense em situação crítica.
O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito e também presidente do Cisbaf, disse que será solicitado ao Tribunal de Justiça o pedido de oficialização do projeto, apresentando-os. Segundo Zito, o Consórcio vai garantir uma verba maior para os municípios menores. Assim os médicos terão maior condição de trabalho.
Segundo uma proposta do prefeito, os salários dos médicos da Baixada podem chegar a R$3.400 por um plantão de 24h. A proposta tem como base os vencimentos dos profissionais de saúde de Duque de Caxias. O consórcio ficaria responsável em conseguir os recursos junto ao Governo do Estado e a União. Ainda de acordo com Zito, a falta de médicos é uma queixa constante dos secretários da Baixada. A elevação do piso, como foi feito na Educação com o Fundeb, segundo Zito, resolveria o problema. - - --- Muitos profissionais buscam a rede de Caxias, pois o valor é maior, prejudicando o setor. Com um salário unificado, ele seria valorizado e a população melhor atendida – acredita o prefeito Zito.
- Vamos mostrar ao governo federal e estadual que estamos unidos e quem vai ganhar com essa unificação é a população - acrescentou. O consórcio vai tentar viabilizar a proposta.
Na pauta também foi debatido a continuidade da construção do Hospital Regional de Queimados, as obras de reforme ampliação de algumas unidades pré-hospitalares na região, além de ações específicas para combater a dengue. Foi discutido também o melhoramento nas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), contratação de novos médicos e reforma das ambulâncias. Alguns projetos se destacam para este ano de 2009, como a capacitação de profissionais de saúde através da educação a distância e a criação do centro integral de assistência ao idoso.

Japeri também se beneficia com o projeto

O município de Japeri, com quase 95 mil habitantes, com tamanha carência na rede hospitalar, também vai ganhar recursos para a melhoria na saúde. O secretário de Saúde Fábio Volnei, disse que em conjunto, conseguiram o valor de 1.400 milhões de reais para a reforma da Policlínica Itália Franco, que deverá ser estruturada para funcionar como hospital.
De acordo com Fábio, que foi eleito por unanimidade, presidente do Conselho Técnico do Cisbaf, ficou acordado como seu primeiro ato, o início das obras na policlínica, que deverá começar no final deste mês de janeiro.
Assim como o secretário de saúde, o prefeito Timor ficou bastante otimista com a apresentação do projeto.
- A baixada provou sua capacidade e os prefeitos, juntos com seus secretários, estão buscando o melhor para desenvolver um trabalho em conjunto. Esse encontro é importante para que possamos apresentar os problemas e encontrar a solução – ressaltou Timor.
Além da presença de Timor e Zito, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, de Soropédica, Darci dos Anjos Lopes, o vice-prefeito de Paracambi, Guilherme Leal, representantes e todos os secretários de saúde estiveram no encontro.




Timor e ao seu lado esquerdo, Fábio Volnei, Secretário de Saúde de Japeri




Um comentário:

Anônimo disse...

Apenas para ficar claro: A proposta salarial feita para os médicos é de 3.400 reais por mês, por 1 plantão 24h/semanal