quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Japeri em destaque no cenário Estadual

(MARCELO NEGREIROS)

O Concórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), em reunião no último dia 16, elegeu através de voto, por unanimidade, o Secretário Municipal de Saúde de Japeri, médico sanitarista, Fábio Volnei Stasiaki, Presidente do Conselho Técnico do Conselho para o biênio 2009/2010. Tendo por presidente o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito dos Santos Filho e os secretários de saúde, representantes dos municípios que compõe o Concórcio, o encontro serviu para discutir melhorias para a saúde dos municípios da baixada.
Apoiado pelo seu prefeito Ivaldo Barbosa Santos (Timor), Fábio declarou que pretende, como meta de sua gestão, trabalhar para unir mais os municípios da baixada em prol de uma saúde de mais qualidade. O secretário almeja também buscar recursos federais para custeio dos pré-hospitalares e incentivo a criação das teias regionais (hierarquização dos recursos de saúde) que é o mais novo projeto do Ministério da Saúde.
O Cisbaf, criado em 2000, é atualmente o 3º maior concórcio do Brasil, composto pelos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. A instituição vem se destacando pelos projetos realizados e na captação de recursos em âmbito federal, tais como recurso para construção de unidades pré-hospitalares e do Hospital Geral de Queimados, totalizando um montante de 40 milhões.
Ficou acordado como seu primeiro ato, o início das obras na Policlínica Itália Franco, que deverá começar no final deste mês de janeiro e deverá ser estruturada para funcionar como hospital. O médico Fábio Stasiaki, que já foi secretário de saúde de Belford Roxo, na gestão da prefeita Maria Lucia dos Santos, se destacou em todas as áreas abrangentes a saúde tais como: Programa de Agentes Comunitários, programa de saúde da família, vigilância sanitária, entre outros.

Nenhum comentário: