quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Novos planos para Japeri

(MARCELO NEGREIROS)
06/01/2009

O novo prefeito do município de Japeri, Ivaldo Barbosa, o Timor (PSDB), assume o governo traçando planos para a melhoria de vida das comunidades. O objetivo maior dele, é aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Japeri, considerado o pior da região sudeste.
Falta de infra-instrutura, rede de esgoto, água potável, iluminação pública e coleta de lixo regular, apenas alguns indicadores para a nova meta do prefeito Timor. Ele, junto com sua equipe de secretários, promete elevar este índice negativo divulgado na última pesquisa, em dezembro passado do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
O IDH calcula riqueza, educação e esperança de vida de uma região. Devido à necessidade e carência de diversos bairros, o município foi estimado com média de 76,4%, o pior da região Sudeste.
O prefeito montou um plano de ação para priorizar recursos na àrea da saúde, como novas instalações do Programa de Saúde da Família (PSF), em bairros mais precários. Na educação, reformas e construções de novas escolas, além do aumento de salário dos funcionários da àrea. Com ajuda do governo federal, Timor vai trazer novos transportes para Japeri.
“Estamos procurando viabilizar projetos com a União paraformar parcerias e buscar recursos financeiros para benefeciar o município”, disse o prefeito, que busca força com o governo estadual e federal. Timor ainda acrescenta que terá uma conversa com o governador Sério Cabral, para discutir o assunto e adquirir mais força.
O novo prefeito, para realizar todas as melhorias necessárias, determinou junto à Caixa Econômica Federal (CEF), o repasse de todos os recursos dos ministérios das Cidades, Saúde e Educação para o município. A secretária de Saúde está viablizando R$ 1,4 milhão em Brasília para melhorias das instalações da Policlínica Itália Franco, que deverá ser estruturada para funcionar como hospital.
De acordo com o secretário, Fábio Stasiack, postos de saúde também precisam de reformas e devem ser instaladas atendimento 24 horas numa dessas unidades. Segundo ele, o número de agentes de endemias será aumentado, para combate à dengue e também de profissionais na àrea de ginecologia.
Conforme o secretário de Planejamento, Antônio Dias, a possibilidade de conseguir R$ 5 milhões em projetos de emendas junto ao governo federal já existe. Segundo ele, este valor é irrisório, pois o município está pedindo socorro para sair deste caos financeiros, necessitando de recursos maiores.
Incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), umas das obras de maior impacto para o crescimento de Japeri é o Arco Metropolitano, aguardado com otimismo pelo governo municipal. Esta obra integrará cinco rodovias federais, com o objetivo de viablizar o escoamento da produção industrial da região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Este arco vai ligar os municípios de Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçú, Japeri, Seropédica até o Porto de Itaguaí, numa extensão de 145 quilômetros, e custará cerca de 796 milhões.
Uma das saídas para o prefeito Timor aumentar o IDH está no “Projetos Gêmeos”, que representa uma das coluna das novas estratégias da promoção de investimentos do governo do estado do Rio de Janeiro, para essas regiões que serão atingidas pelas obras do Arco. Timor acredita, entre outras garantias, a adequação de infra-instrutura e qualidade de mão-de-obra, além de investimentos socio-ambientais que ainda serão instaladas e executadas por um grupo de empresários.

Nenhum comentário: