quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Até quando?

(MARCELO NEGREIROS)
Como brasileiro, carioca e principalmente um ser humano, estou envergonhado com mais esta cena de uma polícia safada. Novamente estamos vendo nos noticiários, como alguns policiais ainda insistem em manchar a farda, se comportando de maneira sem qualificação. Em plena guerra carioca, onde os próprios policiais travam uma luta com os bandidos que dominam a cidade, na própria corporação foram descobertos mais dois safados.
Após uma semana onde um soldado da PM foi preso depois de promover um arrastão e assaltar motoristas no subúrbio, mais dois policiais — um sargento e um capitão — são protagonistas de mais uma ação suja. Eles são acusados de simplesmente roubar seus amiguinhos, coleguinhas de crime. Como assim? Esta notícia seria grotesca se não fosse verdade, mas é a mais pura realidade.
No último domingo (18), o coordenador de projetos sociais do Grupo AfroReggae (grupo no qual luta para levar cultura e cidadania a jovens carentes), Evandro João Silva, de 42 anos, foi abordado por dois bandidos na Rua do Carmo, esquina com a do Ouvidor, Centro da cidade. Além de ser assaltado, ele covardemente assassinado por esses marginais. A vítima ainda teve seus pertences (tênis e casaco) roubados. Mais uma notícia de uma rotina vivenciada por cariocas. Mas o caso ganhou grande repercussão, por se tratar de mais um inocente vítima desta violência ridícula e também os envolvidos.
Toda a ação deste crime foi registrada por três câmaras de lojas próximas. Após esta sequência de covardia, as imagens mostram a fuga dos bandidos com os pertences de Evandro e, segundos depois uma patrulha da PM passa, vê a vítima agonizando no chão, passando direto. Eles abordam os suspeitos e em seguida, guarda os objetos roubados na viatura. Além da emissão de socorro, não prender os assaltantes e ‘ficar’ com os objetos roubados, a polícia investiga porque os mesmos não foram entregues em uma delegacia.
De acordo com a polícia, nada do que foi dito pelos envolvidos coincide com que foi mostrado pelas câmeras. Eles foram ouvidos na noite de quarta-feira e por determinação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio, foram presos administrativamente e como sempre acontece, o castigo é serem expulsos da corporação. Só rindo mesmo da forma de como tudo se acaba. Mais dois bandidos na rua para se integrarem aos que já existem? Eles vão se organizar e vão invadir qual comunidade agora?
Como cidadão me sinto humilhado, pois isto é uma vergonha pública. O que eles fizeram com a farda e com a corporação é uma vergonha, um crime. A polícia merece respeito, mas para isso precisa limpar esta sujeira, retirando dos batalhões esses covardes, que usam a farda como objeto de poder, cometendo crimes e escondendo a fiel identidade, ‘bandido concursado’.
Os policiais merecem toda nossa honra por viver como vivem, mas os ‘falsos policiais’ devem ir para Marte, ficar longe da sociedade, eles representam um perigo, até mais que os traficantes. Em casos como este, um dos que são noticiados e filmado, vemos como é o comportamento desses falsos policiais e imagine os outros mais que acontecem todos os dias, que não são divulgados?
De acordo com o chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski, o crime está esclarecido e os assassinos em breve também serão presos. Isso mesmo, reúne a gang e fuzila. Nada de processo administrativo, nada de prisão, afinal todos cometeram um crime e a sociedade, é quem paga para que fiquem presos.
Não estou pegando pesado, afinal a polícia, novamente repito, merece todo o nosso respeito, mas os que honram a farda e o juramento em zelar pela segurança da população. Na noite de quarta-feira, durante um evento do AfroReaggae no Teatro Carlos Gomes, no Centro, Evandro foi homenageado pelos companheiros do grupo numa cerimônia com muita emoção.
Descanse em paz Evandro e olhe aí por todos nós aqui embaixo, implorando por paz! Que Deus dê muita força ao AfroReggae, para continuar levando o bem a quem precisa.
Veja abaixo as fotos (retiradas do site do Jornal Extra - RJ e reproduzidas do Jornal da Globo da TV Globo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente suas palavras foram tudo, é o significado de um povo já saturado de tanta corrupção. Valeu Negreiros, parabéns pelas palavras.
Jorge da Sé