quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

Por Marcelo Negreiros

A primeira década do século XXI está se despedindo. Nesses dez anos, muitas coisas (positivas e negativas) aconteceram, fatos marcantes que entraram para a história. O último da década também está indo embora, levando consigo boas e tristes lembranças, sendo considerado um ano intenso, produtivo, com alegrias, menos desempregos e a economia ponderada, mas com um índice elevado na violência. Foi um ano de conquistas, destaques, esperanças e otimismo.
O ano foi diversificado e equilibrado. Em todas as áreas, 2009 tem história pra contar, começando pelo marco da história, onde Barack Obama assume a presidência dos Estados Unidos, sendo o primeiro presidente negro daquele país. Nove meses depois, sob elogios e críticas, ganha o Prêmio Nobel da Paz, por dar ao mundo a "esperança de um futuro melhor" e lutar pelo desarmamento nuclear.
Sem dúvida, este foi o ano do presidente brasileiro, ano em que foi lançado um filme sobre sua vida, Luiz Inácio Lula da Silva viu sua popularidade aumentar, e brilhou também no cenário internacional. Lula aproveitou e lançou sua sucessora na presidência da República, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousself. Ele foi eleito personagem do ano pelo “El País”, mas também foi alvo de fortes críticas, ao defender o presidente do Senado, José Sarney, que enfrentava uma crise devido a escândalos envolvendo seu nome. Defendeu Manuel Zelaya, presidente deposto de Honduras, que pediu abrigo à embaixada brasileira, em setembro e ao receber no país o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, argumentando ser preciso dialogar com todos os líderes do Oriente Médio. Protagonizou mais uma de suas famosas gafes ao falar um palavrão durante um evento sobre saneamento básico.
A crise no Senado, farra das passagens aéreas e o suposto esquema de propina no Distrito Federal esquentaram ainda mais o Distrito Federal. Recebimento de verba irregular e nomeação de parentes por meio de atos secretos, deixou Sarney em situação delicada no Senado, negando toda essas acusações. Na Câmara, o deputado Edmar Moreira foi apontado como proprietário de um castelo avaliado entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões, acusado também de desvio de verba indenizatória. O governador do estado, José Roberto Arruda (DEM), é acusado de corrupção, desviando recursos públicos para pagamento de propina a parlamentares da base aliada ao governo, sendo o principal beneficiário. Além do governador, o presidente da Câmara, Leonardo Prudente (DEM), a líder do governo, Eurides Britto (PMDB), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Rogério Ulysses (PSB); entre outros aparecem em vídeos recebendo dinheiro.
A Crise econômica que teve início em 2008, ainda teve reflexo este ano, mas a economia mundial conseguiu se reerguer. Os 193 países membros da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), se reuniram em Copenhague, capital da Dinamarca, para a COP-15, 15ª Conferência das Partes, com o objetivo de um acordo climático global. O apagão que atingiu 18 estados e o Paraguai que ficaram às escuras.

O ano foi marcado também por muitos acidentes aéreos. Um avião da companhia US Airways caiu no rio Hudson, perto da Ilha de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos com 150 passageiros e cinco tripulantes a bordo. Outro avião caiu no Estado de Nova York, onde 50 pessoas morreram. Outro caso onde o avião pousou em segurança nos EUA após morte de piloto.
Um avião da Aeroméxico foi sequestrado durante um vôo entre Cancún e a Cidade do México, mas os passageiros foram libertados. Um Avião da Força Aérea Brasileira desapareceu com nove 11 pessoas a bordo enquanto fazia um voo entre o Acre e o Amazonas.
Avião roubado cai em shopping de GO matando pai e filha e outro caiu em resort de luxo em praia da Bahia, vitimando 14 pessoas. Mas o pior de todos aconteceu em final de maio, quando um Airbus da Air France que fazia uma viagem do Rio de Janeiro para Paris, na França, desapareceu dos monitores dos radares, transportando 228 pessoas, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes.

Fatos marcantes que chocaram a sociedade, que fizeram muitos chorarem de emoção ou de dor, protestos, gritos por justiça e violência espalhada pelo mundo. Eis alguns destes fatos: A cidade maravilhosa venceu a batalha contra Chicago, Madri e Tóquio e é sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Brasileira confessa ter forjado ataque na Suíça. Gripe suína, primeira pandemia de gripe do século XXI. Bomba fere pessoas após Parada Gay de SP. Homem mais velho do mundo morre aos 113 anos. Teto da Renascer desabou em SP; 7 morrem e 76 ficam feridos. Descoberta do Pré-Sal. Encontradas mais de 50 agulhas em corpo de criança, colocadas por padrastro.
O grave acidente de Felipe Massa, da Ferrari, durante o treino classificatório para o GP da Hungria de Fórmula 1. O recorde mundial do nadador César Cielo. O brasileiro Gabriel Buchmann, encontrado morto no monte Mulanje, no Malauí, no sul da África, sendo constatado que ele morreu de hipotermia. A polêmica sobre o fim do diploma de jornalistas. Lei antifumo começa a vigorar no Estado de São Paulo e posteriormente no Rio de Janeiro e outras capitais. Barrichello quebra jejum de 5 anos e Brasil vence a 100ª na F1.
O ex-boxeador Acelino Popó Freitas é suspeito de envolvimento em assassinato na BA. Terrorismo em pleno Rio de Janeiro, onde traficantes derrubam helicóptero da PM no Rio, matando três ocupantes. A volta do Vasco da Gama para a primeira divisão e claro, o hexa campeonato do Flamengo. 'Quem Quer Ser um Milionário?' vence Oscar de melhor filme. Salgueiro conquista Carnaval do Rio de Janeiro.
Ivete Sangalo anuncia que está grávida. Quinze anos sem o tricampeão Ayrton Senna. A aparição da escocesa Susan Boyle em um programa de calouros e o salto para a fama. A gravidez de Gisele Bündchen e também o recebimento do título de embaixadora da ONU. Roberto Carlos emociona quase 70 mil em show de comemoração pelos 50 anos de carreira no Maracanã. Novela ‘Caminho das Índias’, considerada a melhor do ano. Nascimento de Davi, filho da cantora Cláudia Leitte. A estudante Geisy Arruda desponta para o sucesso após ser escorraçada da Universidade Uniban por usar um vestido curto. A briga entre um jornalista baiano e a cantora Cláudia Leitte, vira atração no YouTube. Na música, Beyoncé e Lady Gaga foram as mais premiadas e tiveram mais sucessos na mídia.

Sem dúvidas, o ano foi de perdas. A modelo capixaba Mariana Bridi, de 20 anos, que teve os pés e as mãos amputadas após uma infecção urinária. O deputado Clodovil Hernandes que teve morte cerebral. O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, vítima de câncer. O empresário e ex-deputado federal Sérgio Augusto Naya, encontrado morto num quarto de hotel na Bahia. Andréia Albertini, a travesti envolvida em escândalo com o jogador Ronaldo.
O ator Patrick Swayze, devido a um câncer de pâncreas. A atriz Mara Manzan, que lutava contra câncer no pulmão. Lombardi, locutor e mais antigo colega de Silvio Santos. A atriz Leila Lopes, encontrada morta em sua casa, após cometer suicídio. O produtor de cinema Herbert Richers, dono da empresa pioneira no ramo de dublagens no Brasil, com uma doença de rins. Stephen Gately, integrante do grupo Boyzone, mas as circunstâncias do falecimento de Gately não foram esclarecidas.
A cantora argentina Mercedes Sosa, que sofria de uma doença hepática, e foi complicada por problemas respiratórios. Helio Gracie, lenda do jiu-jitsu. O ex-goleiro do Flamengo Zé Carlos, decorrente de um câncer no abdômen. E a mais comovente, deixando fãs, o mundo inteiro triste com sua morte. Aos 50 anos, morre em Los Angeles o astro pop Michael Jackson.
Que venha 2010, mas trazendo muita paz e alegria para todos nós!!!

Fontes: R7; Abril e Terra.
Fotos: Divulgação Internet

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Billboard elege as 100 músicas mais quentes da década

We Belong Together, de Mariah Carey, fica com o 1º lugar e Forever, de Brown, com o 100°




A revista Billboard elegeu os 100 sucessos mais quentes da década. A música We Belong Together, da cantora Mariah Carey, ficou com a primeira posição do ranking definido pela publicação americana. Na sequência estão Yeah!, de Usher com participação Lil Jon & Ludacris, e Low, de Flo Rida com participação T-Pain.
O Black Eyed Peas foi o único artista que conseguiu emplacar dois hits entre os dez mais: I Gotta Feeling (5º lugar) e Boom Boom Pow (7º lugar).
Sucessos como Single Ladies, de Beyoncé; I Kissed A Girl, de Katy Perry; Sexyback, de Justin Timberlake; Umbrella, de Rihanna; e Poker Face, de Lady Gaga descolaram, respectivamente, as 99ª, 66ª, 60ª, 57ª e 42ª posições.
O 100º lugar da seleção da Billboard ficou com a canção Forever, do rapper Chris Brown.

Veja, abaixo, os dez primeiros colocados da lista

1 - We Belong Together, de Mariah Carey
2 - Yeah!, de Usher com participação Lil Jon & Ludacris
3 - Low, de Flo Rida com participação T-Pain
4 - How You Remind Me, de Nickelback
5 - I Gotta Feeling, de The Black Eyed Peas
6 - No One, de Alicia Keys
7 - Boom Boom Pow, de The Black Eyed Peas
8 - Let Me Love You, de Mario
9 - Gold Digger, de Kanye West Com participação Jamie Foxx
10 - Apologize, de Timbaland Com participação OneRepublic

Fonte: R7

domingo, 6 de dezembro de 2009

Parabéns ao Flamengo


Por Marcelo Negreiros


Parabéns ao Flamengo e a toda esta torcida que empurrou o time, não só durante o campeonato, mas sempre. O futebol carioca merecia esse mérito, os cariocas mostraram que o nosso futebol é mais que paixão e amor, é devoção. Foi emocionante, embora eu seja vascaíno, mas foi lindo ver o maracanã lotado, todos na mesma paixão, no mesmo enredo. Novamente, parabéns ao Flamengo, que esse hexa traga ainda mais a força ao futebol carioca e também a união às torcidas.
Essa força e paixão que todas as torcidas demonstraram, fizeram que os times cariocas seguissem sem cair, olhando apenas para frente. Parabéns ao Fluminense e Botafogo, que tiveram força para mostrar que sabem jogar um bom futebol e tem tradição.
Parabéns ao Rio de Janeiro, a todas as torcidas e viva o futebol carioca!


Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia